Best Zodiacal 2016 [Parte 1 – Áries a Virgem]: Qual música americana/brasileira/japonesa/coreana melhor representou seu signo??

Como o ano está acabando, é hora daqueles posts de retrospectiva cavucando os melhores lançamentos do ano e o que realmente valeu a pena escutar em 2016…Mas isso todo mundo faz. Todo pseudo-blog de música que se preze tem algo assim e, bem, para dar um chacoalhada um pouco nessa ideia e ao mesmo tempo puxar a temática de signos do título do blog, o Melhores do Ano as melhores músicas do ano aqui no Aquário Hipster serão dentro do concept Cavaleiros do Zodíaco!!

work

Porém, para ampliar o leque das escolhas e não ficar descartando verdadeiros hinos do pop 2016, nossas Casas de cada signo terão duas músicas, na tentativa fajuta de tentar mostrar  o lado red e o lado velvet yin e yang de cada signo. Além disso, assim como no desenho dos Cavaleiros do Zodíaco, no final das escadarias chegaremos ao Salão do Grande Mestre do Santuário, ou seja, as duas melhores músicas de 2016 que não conseguiram se encaixar em nenhum signo especificamente.

É hora de subir as escadarias do Santuário de Athena 2016!!

Áries ♈

Lado Red (Yin): ICIA – Time Bomb

Já começando com um grupo praticamente novo que praticamente ninguém conhece (até porque elas trocaram de nome poucas semanas depois de debutar haha)… Fora isso, que nem chega a ser um defeito, Time Bomb é uma ótima farofa coreana de 2016, com umas das melhores intros do ano (“tchilka tchilka tchilka tchilka tchilka i’m time bomb”). A ideia de bomba relógio não podia representar melhor as arianas e os arianos, afinal, nunca se sabe quando eles estão prestes a explodir principalmente se você fizer algo que os desagrade.

Lado Velvet (Yang): Unnies  feat You Hee Yeol – Shut Up 

Shut Up não é propriamente o lançamento de um girlgroup coreano. Na verdade, faz parte de um reality show lançado esse ano, chamado Unnies Slam Dunk, que reuniu várias sub-celebridades e a Tiffany do Girls’ Generation para realizar o sonho de cada uma delas no decorrer dos episódios. Como o sonho de uma delas era lançar uma música num grupo, surgiu o pseudo-grupo com o intuito de divulgar apenas essa música. E que música! Apesar de não fugir do que aparecia na Coréia do Sul até o ano passado, faltaram músicas agráveis assim no k-pop de 2016 e poucas tiveram clipes com tantos tapas na cara como este aí.

Claro que é justamente por conta desses tapas que Shut Up está representando o lado velvet de Áries, afinal, é difícil para uma ariana ou um ariano sentir raiva sem exteriorizá-la. E isso não é necessariamente um ponto ruim, principalmente no caso do vídeo, onde toda a raiva é em direção aos boys lixo (dica: veja com as legendas em inglês ligadas).

Touro ♉

Lado Red (Yin): Bom – Ludmilla

Nem tudo que é de Touro tem que  ser relacionado a comida, né?? ………. pode ser também a bebida!!! Piadas ruins a parte, essa equação “bebida + cama + você = bom”, sem muita pseudo-sacanagem nem sexy concept mais explícito é uma boa forma de representar o amor taurino. Bem aquela coisa de dormir agarradinho, sabe??

Sobre Ludmilla, só tenho elogios. Ela está sabendo muito bem como escalar até o topo do “brazilian pop” ainda em formação, sem precisar plagiar a Anitta ou seguir com o mesmo tipo de música dela. Daqui a alguns anos, provavelmente, Ludmilla estará no mesmo nível internacional de Anitta, e a trindade sagrada do futuro B-Pop estará consolidada (Anitta x Valesca x Ludmilla).

Lado Velvet (Yang): Rihanna – Work

O lado mais soturno da Casa de Touro está sendo habitado por simplesmente O HINO NORTE-AMERICANO DO ANO, que Rihanna fez o favor de nos presentear junto com o ship dela com o Drake. Sobre a música, a Casa de Escorpião seria uma escolha óbvia, mas completamente errada! Assim como Bom, esse negócio de fazer amor depois de trabalhar o dia inteiro, com um aspecto até meio cru, é tipicamente taurino.

Claro que Rihanna não se cansa de entregar singles ótimos que estouram na Billboard e renovam a imagem dela. A diferença de Work é que essa música vem com uma força e inventividade (ela força o sotaque de Barbados que ela tinha no começo de carreira, para você ter uma ideia) que não mostrava há anos, desde de Diamonds.

Gêmeos ♊

Lado Red (Yin): Red Velvet – Russian Roulette

Red Velvet é um grupo tão geminiano que até dá medo. O grande concept dele roubado para este post, inclusive era trabalhar dois lados: o red (mais alegre, fofo, insano) e o velvet (mais sombrio, soturno, sofrência). A empresa delas acabou destruindo a chance dessa dualidade continuar depois que o EP do lado velvet vendeu pouquíssimo, sendo esse single aí em cima considerado lado “red velvet”. Mesmo assim, a staff por trás do grupo não conseguiu conter sua vibe geminiana e lançou Russian Roulette que, apesar de ser um synthpop genérico, tem o clipe mais falsiane do ano. Nada como empurrar um piano na cabeça da sua aminimiga que nem fazem no Tom & Jerry, né?

Lado Velvet (Yang): Stellar – Sting

Stellar é um grupo que vem criticando o cenário musical coreano desde que abusou do sexy concept em 2014 enquanto traz ainda mais coisa pra chocar a família coreana média em seus clipes. Sting pode não ter sido a melhor música do ano para o grupo, mas certamente, a crítica aos fãs tarados foi on point, ainda mais com a dualidade de mostrar ainda mais material para encher os olhos desse tipo de fã. Isso representa muito bem o aspecto falante de gêmeos, criticando o sistema e tals, ainda mais dentro da dualidade (nesse caso: criticar x ser criticado) típica desse signo.

Câncer ♋

Lado Red (Yin): Selena Gomez – Hands to Myself

Não é apenas de sofrência que vivem as cancerianas e os cancerianos (aguarde o lado velvet). Por isso mesmo temos Selena Gomez, sendo tão stalker como qualquer pessoa de cancêr é nas redes sociais. Selena está sabendo levar muito bem sua carreira solo desde que deu um chega pra lá na Universal Records. Só uma pena que os problemas emocionais dela a deixaram impossibilitada de continuar a lançar música no ritmo de antes… Mas logo ela melhora e lança mais coisa boa, tenho fé…

Lado Velvet (Yang): Tiffany feat Simon Dominic – Heartbreak Hotel

A Casa de Câncer tem que ter, por regra, a balada sofrência do ano. Como Utada Hikaru não fez um clipe muito decente para Hanataba wo Kimi ni, ficamos com Tiffany aquela das Unnies de Áries em sua melhor faixa solo até agora. O clipe é realmente decadente e não eu consigo mais escutar essa música sem lembrar alguma vez que fui trouxa na vida, o que por si só é incrível porque baladas coreanas nunca me convenceram muito. Obviamente o fato de eu adorar a Tiffany deve ajudar, mas a música realmente impressionou.

Leão ♌

Lado Red (Yin): Bed In – Gold no Kainan

Bed In é uma dupla incrível. Essas duas mulheres perto de seus quarenta anos debutaram a pouco e lançam música que lembra abertura de anime dos anos noventa (tenta escutar a música aí em cima com os olhos fechados, é muito difícil não imaginar cenas de coisas como Cavaleiros do Zodíaco ou Dragon Ball passando pra introduzir o episódio do dia). Kaori (a dourada) e Mai (a prateada) chegam até a imitar os trejeitos exagerados, os gritinhos e o visual trash da música japonesa do final do século passado. Como não amar algo que é tão tosco de propósito??

E por que raios essa música está na Casa de Leão?? Digamos que divar e fazer carão fazendo sexy concept é fácil, agora, lançando música trash e ainda por cima fazendo isso tudo se tornar crível: apenas leoninas seriam capazes.

Lado Velvet (Yang): Sistar – I Like That

Ah, uma das melhores farofas que 2016 conseguiu proporcionar pra Coreia! Assim como em Gold no Kainan, todo o shade que as meninas do Sistar jogam para o telespectador é incrível! Ainda mais contando que todo mundo estava esperando que elas acabassem e dessem disband que nem 4Minute, KARA e 2NE1 (todas debutaram mais ou menos na mesma época). Além disso, a parte icônica “I’m so fine! I’m so fine! nengase daru nambioul don’t touch me” não podia ser mais leonina em questão de amor próprio. E, claro, existe clipe mais leonino cujo roteiro se resume a “como somos divas”? Não, não existe.

Virgem ♍

Lado Red (Yin): Namie Amuro – Mint

De todas as música aqui nessa parte do Best, talvez Mint seja a mais tradicional e sem algo a mais. Nada muito diferente que Namie lança em seus mais de vinte anos de sucesso no Japão. Isso não quer dizer que a música está ruim nem nada do tipo, porque é justamente o contrário. Algumas cantoras lançam seu melhor quando trabalham no automático (na verdade, temos de agradecer por ela fazer alguma coisa dançar no clipe, algo que de uns tempos pra cá ela tem renegado por preguiça), algo dentro das expectativas virginianas. O signo de Virgem é bem pé no chão e adora criticar alguma inovação que deu errado, então keep it simple que dará certo, algo que Namie faz muito bem, afinal, ela é de fato virginiana.

Apenas perdão pela short version no vídeo. O Japão adora dar uma de Beyoncé e ter sua própria plataforma de música pra vários atos seus, mas, como a playlist é no youtube, achei melhor manter a versão de lá mesmo… Não que os outros 1,5 min da música fosse alguma coisa diferente que o clipe já não mostrou… Como eu disse antes: keep it simple que dará certo.

Lado Velvet (Yang): Naiara Azevedo feat Maiara & Maraisa – 50 Reais

Pra eu gostar de uma música sertaneja, claramente tinha de ser apenas cantorAs, não é mesmo?? De toda forma, virgem é um signo extremamente prático e adora quando o mundo confirma que ele estava certo. A letra de 50 Reais é exatamente esses dois pontos fundidos num sertanejo de voz feminina. Tanto que essa música simplesmente catapultou a antítese de Paula Fernandes Naiara Azevedo e Maiara & Maraisa como as novas divas do sertanejo. Atenção para o refrão que facilmente sairia da boca de uma virginiana ou de um virginiano: “E para ajudar a pagar a dama que lhe satisfaz, toma aqui uns cinquenta reais”.

Link da Playlist

Eis que estamos agora na metade da escadaria do Santuário do Pop 2016. Não perca a segunda parte do Best Zodiacal e a chegada até o Salão do Mestre do Santuário: mais singles americanos darão as caras e, ainda por cima, um single brasileiro!! Adivinhem as faixas aí nos comentários e aguardem a próxima e última parte para logo depois de sua festa de Natal!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s