Duelo Musical #8: Girlgroups VS Boybands (ou Guerra na Nugulândia!!! Quem teve o melhor comeback da semana: Cosmic Girls ou SF9??)

Depois de mais de um mês do último Duelo Musical, estamos de volta com mais um embate!!! Desta vez com Programa da Eliana concept, colocando meninas e meninos de dois grupos que ainda lutam pra serem mais conhecidos na Coréia do Sul uns contra os outros! Quem se sair melhor dentre os grupos nugus: girlgroups ou boybands??

duelo gvb

No lado das meninas, temos as Cosmic Girls synthpop apocalíptico de Dreams Come True e, no lado dos meninos, o surf rock despretencioso de Mamma Mia.

QUESITO 1: INSTRUMENTAL

Cosmic Girls veio com uma melodia de sintetizadores fofinhos e datados (referenciando tanto os anos 80 e 2000 nos EUA quanto a onda do k-pop de 2008/2009), que já acabou virando o estilo sonoro delas, enfeitada com algumas teclas de teclado super agudas e um conjunto de sintezadores depois do refrão que lembra de forma bem positiva All the Lovers da Kylie Minogue.

SF9 roubou uma demo da trilha sonora de Teen Beach Movie e trouxe o tipo de melodia descontraída que seria a clássica música de encerramento de filme musical da Disney, com todo o elenco dançando junto e sendo amiguinho, algo que fazia um bom tempo que eu não via das as caras no k-pop, ainda mais em uma boyband @_@’

Provavelmente pela superexposição que já tive a este tipo de synthpop adocicado, o ponto do primeiro quesito vai para a nostalgia trazida por SF9!!!

QUESITO 2: VOCAIS

O grande problema com bons instrumentais é que, justamente por prestar mais atenção neles, os vocais ficam um pouco em segundo plano… No caso do SF9 foi exatamente isso, com eles casando com a estrutura da música e tudo mais, sem muitas partes marcantes de vocal.

Em relação as Cosmic Girls, contudo, os gritos do refrão podem não ser tão potentes quanto eu gostaria, mas, mesmo assim, eles dão uma pegada bem mais apocalítica pro instrumental, deixando até os sintetizadores depois do refrão bem mais acentuados do que os do pré-refrão.

Então, empatando a disputa, o ponto vai para as Cosmic Girls e seus gritos!

QUESITO 3: CLIPE

Uma coisa eu preciso falar: em quase todos os lançamentos das Cosmic Girls, os clipes são simplesmente incríveis (vamos nos esquecer de Happy), sempre na mesma pegada fantástica e um pouco cósmica (afinal é o nome delas) sem cair no ostracismo ou na repetição. Sério, se tirar as partes de coreografia, parece que estamos vendo a abertura de algum anime com um time de garotas mágicas, como Sailor Moon, As Super Gatinhas ou até Madoka Mágica. Se não tivéssemos esse Duelo, pelo menos uma fanfic baseada nesse clipe teríamos, disto podem ter certeza.

Claramente minha favorita do time seria esta, que faz toda a mágica da transformação e salva do mundo sem nem se levantar da cama ❤

A comparação fica difícil pro SF9, já que o apelo visual cômico, apesar de ter ficado legal, é uma estética visual bem mais comum que o Sailor Moon das Cosmic Girls. Por outro lado, a coreografia ficou bem legal, envolvendo até a arquibancada do Dez Coisas que eu Odeio em Você e cadeiras enfileiradas do mesmo jeito que a gente fazia quando criança e brincávamos de motorista de ônibus.

Melhor passinho do clipe!!! Serve até pra dançar funk…

No fim, o apelo visual e referências das Garotas Mágicas Cosmic Girls ficou bem mais memorável que o lado cômico do SF9, ponto pra elas!!!

QUESITO 4: LETRA

Apesar de referenciar Mamma Mia! (que inclusive terá uma continuação esse ano <3), a letra da música dos SF9 é bem basiquinha, falando do crush que eles tem numa menina que é linda e tudo mais. O melhor verso que achei foi “porque eu sou a supernova!”, justamente porque não tem nenhum sentido com o contexto ou com a ideia da música kkkk

Dreams Come True à primeira ouvida também parece ser uma simples letra no mesmo estilo, só que com elas falando que o amor do carinha as deixa mais fortes. Porém, vendo o clipe de novo, não pude deixar de notar como o que elas falam poderia estar relacionado com sororidade e não amor!!! Aí entraria perfeitamente no plot do time de garotas mágicas que lutam juntas pra salvar o mundo e dariam a vida uma pela outra ❤

Pela letra do single ter tornado o lançamento super redondinho e bem pensado em conjunto com o clipe, Cosmic Girls ganha mais um ponto!!!

QUESITO 5: IMPACTO

Esse quesito está bem difícil de avaliar, já que em alguns charts, as Cosmic Girls estão logo acima dos SF9, e, em outros, a situação é o contrário. Por isto, a questão fica no que, de fato, ficou mais impactante e memorável. Apesar de serem músicas agradáveis, o que eu sei que acabarei lembrando desses dois comebacks daqui uns meses vai ser apenas o videoclipe lindo de Drems Come True e como a equipe das Cosmic Girls se juntou e salvou o mundo.

Então o ponto é das Cosmic Girls!!!

CONCLUSÃO: Quem ganhou então, garotas ou garotos??

COSMIC GIRLS!!!!

De lavada, as garotas ganham dos garotos por 4 à 1, mostrando a óbvia superioridade musical de girlgroups em comparação a boybands que Cosmic Girls é um grupo com muito potencial e está cada vez mais próximo de se destacar no mar que é o segundo escalão de girlgroups!!!

Anúncios

6 comentários

  1. Achei esse comeback do SF9 tão basiquinho que ia ser um pecado vc dar a vitória pra eles, sou bem mais O Sole Mio.
    Tava esperando um pouco mais de Cosmic Girls, mas essa música até que tá bonitinha e o clipe é maravilhoso. Espero que elas continuem nesse conceito com músicas mais fortes

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu também preferi mais O Sole Mio, mas o clipe dessa ficou melhor na minha opinião… E Cosmic Girls eu sinto que sempre to esperando um pouco mais do que elas entregam kkkk Mas o visual tá mesmo on point xD

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s