[TOP 5] Cinco técnicas que toda iniciante a diva pop deve aprender com a Xuxa! (ou O que observar na sua aspirante a diva pop favorita!!)

Resultado de imagem para xuxa

Em um cenário musical recheado de carinhas brancos que cantam baladinhas eletrônicas românticas sem sal nem açúcar, novas cantoras, como Hayley Kiyoko, Pabllo Vittar, Chung Ha e Kali Uchis, estão de olho no trono de diva pop, esquecido já há alguns anos, prontas para por a indústria musical em xeque com hinos dançantes e lacradores. Pensando nisto, o Aquário Hipster resolveu criar um pequeno guia para você analisar sua aspirante a diva preferida, inspirado uma das divas mais atemporais do Brasil: Xuxa, a Rainha dos Baixinhos!!!!

Imagem relacionada

1. Não ter medo de abusar nos figurinos

Resultado de imagem para britney jeans dressImagem não é tudo, mas não deixa de ser um belo cartão de visitas. Uma boa diva pop deve estar pronta para visuais icônicos, roupas e gestos que criem uma identificação instantânea ou que fique na memória de quem ouça. Temos exemplos ótimos disto, como o vestido jeans de Britney (aqui do lado) ou o maiô preto + pele prateada de Beyoncé (embaixo), mas como se esquecer daquela vez que Xuxa entregou drag king realness e imitou o Elvis?? O importante é a diva saber inovar na medida certa, sem cair no ostracismo mesmo fazendo um monte de coisa doida (vide Lady Gaga e Katy Perry) e, claro, achar o estilo debochado que mais combina consigo.

Resultado de imagem para beyonce single ladies

2. Saber utilizar um baixo orçamento

Quase ninguém começa com um grande orçamento, então saber gastar o pouco dinheiro que tem para os clipes é essencial. Muitos jogos de sombras, conceitos ou até mesmo apostar no deboche de não ter nenhum outro cenário (como nossa rainha Xuxa aí em cima), os exemplos são vários e, em todos os lugares do mundo, temos pessoas que conseguiram fazer clipes incríveis mesmo não gastando rios de dinheiro (assim como temos o contrário também). O importante é a diva dar tudo de si e acreditar no que está fazendo, seja em um mega cenário recheado de figurantes ou em um galpão abandonado.

3. Criar conceitos criativos

Esta dica está mais relacionada com durabilidade do que com a estréia. Mesmo que sua aspirante estoure e faça o mundo se apaixonar por seus hinos, de nada vai adiantar se ela não apostar em algo diferente da próxima vez. Na época do XSPB (a série de DVDs “Xuxa Só Para Baixinhos”, origem de todos os clipes aqui no post), Xuxa não precisava fazer nada para vender mais, já tinha uma legião de fãs e crianças que repetiam suas músicas o dia inteiro, entretanto, mesmo assim, ela não se deixou vencer pelo sucesso e nos trouxe um dos personagens mais icônicos da carreira: o Txutxucão!! Quer conceito mais criativo e inesperado que esse??

Resultado de imagem para gif txutxucão

4. Criar coreografias fáceis e icônicas

Uma boa alternativa para a falta de orçamento é criar um passinho. No Brasil, este é o método mais utilizado e mais efetivo para criar um hit. Toda música tem um passinho fácil de lembrar, mesmo que o clipe seja só alguém cantando em um fundo branco. Atá mesmo músicas lentas e emocionais podem se utilizar deste tipo de técnica, criando algo conceitual que pode mudar toda a roupagem inicial da música (como, basicamente, todos os singles recentes da Sia).

Resultado de imagem para gif passinho metralhadora
Aqui temos Carreta Furacão mostrando um típico passinho brasileiro

5. Saber apostar numa boa baladinha emocional

Todo mundo adora dançar, mas não tem como uma diva se manter sem se mostrar vulnerável em algum momento, afinal, escutamos nossas músicas tanto pra nos animar quanto para lidar melhor com nossa tristeza. Podem ver, toda diva pop tem AQUELA MÚSICA LENTA que todo mundo quer cantar no karaokê. Seja falando de alguma história pessoal, amor não correspondido, amor correspondido ou apelando pra melhorar a autoestima alheia mesmo, é essencial que sua diva saiba que é preciso desacelerar um pouco de vez em quando e, desta forma, acertar não apenas os ouvidos de seus fãs, mas também seus corações.

Resultado de imagem para xuxa

E estas foram cinco técnicas que suas favoritas não podem se esquecer de seguir na caminhada rumo ao estrelato. Suas aspirantes a divas estão seguindo elas?? Será que o mundo pop está mesmo sofrendo uma mudança ou isso é só engana trouxa?? Você conhecia todas estas músicas da Xuxa??

Até o próximo post inusitado gente o/

Anúncios

12 comentários

  1. QUE HINOOOO DE POST ADORO ESSES TEXTOS INUSITADOS Q VC ESCREVE

    PARABÉNS ESSE BLOG É NOTA 10 CONTINUE ESCREVENDO SÓ OS TEUS POSTS ALEGRAM MEU DIA.

    PRINCIPALMENTE QUANDO ESCREVE SOBRE MUSICAS DOS ANOS 80, 90, ANIMES, DESENHOS ETC.

    ÁLIAS SEI TODAS AS MUSICAS DA XUXA E TODAS AS COREOGRAFIAS MINHA INFÂNCIA FOI DIVERTIDA KKKKKKK

    SAMUEL VOLTOU A MUSICA TÁ MUITO BOA TORCENDO PRA ELE SE TORNA O MELHOR SOLISTA DA COREIA DANÇA, TEM UMA BELA VOZ.

    NÃO AGUENTO SOLISTAS Q CANTAM BALADINHAS OSTS Q DA VONTADE DE DORMIR

    ANALISA A NOVA MUSICA POR FAVOR A VIBE É DE MUSICA DOS ANOS 2008, 2011

    MV = https://www.youtube.com/watch?v=tvAk65H4JCI

    PERFORMANCE = https://www.youtube.com/watch?v=kHMRtXbDai8

    Curtido por 1 pessoa

    • Muito obrigado pelos elogios xD Fico bastante feliz que goste das coisas inusitadas que escrevo que fogem um pouco de música pop atual ^^

      Sim, as coreografias da Xuxa eram sensacionais, acho que todas do post eu ainda sei cantar de cor kkkk

      Eu vi o novo lançamento do Samuel xD Ficou surpreendetemente bom o.o’ (também não aguento solistas que vivem de osts x.x). Coloquei ele contra TVXQ e Hoya na EnQuEtE aSsImÉtRiCa (a nova enquetizinha ali no canto do blog) e semana que vem teremos o resultado de qual dos três terá uma Album Review por aqui ^^ (se bem que, pelo andar dos votos, ou Samuel vai ganhar ou terá um Duelo Musical dos três, então acho que acabarei analisando ele de todo jeito kkk)

      Curtir

  2. Xuxa nos anos 80 e 90 foi a verdadeira Madonna brasileira, cheia de hits e visuais icônicos!

    Mas eu diria que a fase “Só Para Baixinhos” foi o que acabou com a carreira dela, mesmo com os CDs vendendo pra caramba. Ironicamente, parte do problema foi que ela se tornou competente no que faz; muito da graça que a Maria da Graça tinha vinha exatamente da falta total de bom senso que ela tinha no começo da carreira, enfiando solos de guitarra em músicas infantis, usando roupas provocantes (e não adianta dizer que “naquela época não tinha problema”, que eu lembro bem de um monte de adultos falando que ela era indecente), dando foras em rede nacional, fazendo playback SEM NEM DISFARÇAR (sério, procure a performance dela no Globo de Ouro em que ela “canta” com o microfone apontado pra longe da boca dela e em vários momentos para de dublar a música mas a voz continua saindo…) e por aí vai.

    Mas é, quem foi rainha nunca perde a majestade. Gringas, aprendam com ela.

    Curtido por 1 pessoa

    • Aliás, gringas E ANITTA.

      Nada contra a Anitta, ela tem várias músicas legais e que viraram hits, mas pra ser realmente grande talvez ela devesse se inspirar menos na Beyoncé e mais na Xuxa – que, vale lembrar, teve um sucesso internacional muito maior do que a Anitta provavelmente jamais terá, e isso numa época em que o mercado internacional era muito mais fechado do que hoje…

      Curtido por 1 pessoa

    • Xuxa foi tão icônica que é até bizarro que ela não tenha tantos clones e cópias como a Madonna teve na época… @.@’ Eu particularmente sou apaixonado pela fase do Só Para Baixinhos (tanto que sei várias das músicas de cor até hoje kkk), então a Xuxa mais atrapalhada e “raiz” acabou não me marcando muito… Mas o playback sem disfarce ainda é real (fiquei chocado em como ela foi cara de pau neste vídeo que você falou kkk).

      E sobre a Anitta, acho que ela cansou um pouco do Brasil sempre malhando ela, então capaz de ficar só nos latin-pop em espanhol mesmo e trocar a referência a Beyoncé pela referência a Shakira…

      Curtir

      • Pior que ela até teve (vide Angélica, Eliana, Pat Beijo e outras que não “vingaram”), mas as cópias dela ou fracassaram, ou encontraram seus próprios estilos algum tempo depois (Angélica virou uma Xuxa mais descolada, Eliana virou uma Xuxa mais cafona, ambas bem menos divertidas do que a Xuxa “raiz”, e por aí vai…).

        E sim, o playback dela no Globo de Ouro é uma cena que eu não sei se me faz sentir vergonha alheia por ela, ou respeitar ela (já que na época o playback comia solto nesses programas musicais), ou as duas coisas. Mas me faz rir pra caramba toda vez que eu vejo, é claro!

        Curtido por 1 pessoa

  3. Ressuscitando esse tópico: ainda nas comparações entre Xuxa e Madonna, lembra quando Madonna reuniu suas pupilas na MTV e foi um alvoroço mundial? Pois é, muito tempo antes disso, já tínhamos essa performance HISTÓRICA de Xuxonna, Angélica Spears, Mara Aguileravilha (…Christina, por favor me perdoe por compará-la com a Mara) e de quebra as Spaquita Girls (Madonna NUNCA cantou com as Spice Girls; você quer, Madonna?):

    Curtir

    • Angélica, Mara e as Paquitas também tiveram seus próprios números individuais nessa premiação (Mara até mostrou que consegue cantar ao vivo, único quesito em que ela levava vantagem sobre as rivais), mas foram todos uma bosta… se quiser ver, veja mas não diga que eu não avisei:

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s