SPIN OFF, UP10TION: “Você esqueceu que a gente existe, mas quem tá perdendo é você!”

Alguém lembrava do UP10TION? É, eu também não.

Com a semana meio vazia por causa das Brave Girls na quinta-feira, eu já estava esperando que as pautas da semana ficassem um pouco vazias, com poucas esperanças do BamBam, ONEWE e Seventeen lançarem coisas interessantes o suficiente pra preencher os outros dias… Até que me deparei com este lançamento e fiquei impactado.

UP10TION é um daqueles grupos que se falarem, eu lembro que existo, mas se for pra dar o nome de uma música, eu não FAÇO IDEIA do que falar. Com impressionantes seis anos de carreira, o grupo deu uma sumida em meio a nomes que debutaram na mesma época e hitaram mais. Isto não quer dizer que eles estão esfarelando, muito pelo contrário. Pelo Wikipédia, eles já somam um total de DEZESSETE singles, ONZE EPs e, com este lançamento, dois full albums. E, neste contexto, SPIN OFF é um lançamento que diz “você esqueceu que a gente existe, mas quem tá perdendo é você!”

Em um eletrodisco super atualizado (com breaks de trap, inspirações house e tudo mais), a faixa explode logo nos primeiros minutos, cheia de gritos em meio a um instrumental frenético onde teclados, baixos e sintetizadores vão girando em harmonia nos seus ouvidos. É um tipo de faixa meio incomum pras boybands de agora (soa muito como ShiNee/SuJu em seus respectivos auges), mesmo com o clipe tendo todos os maneirismos que qualquer boyband traria na onda mais sexy deste ano.

E é aí que tá a magia do negócio.

Existe uma certa discussão entre quem descobriu o k-pop antes de 2015 e quem descobriu depois sobre “qual era melhor” e como o caráter mais internacional do k-pop hoje deu uma “estragada” justamente no que era bom do cenário. Eu acho estas discussões meio sem sentido, não só porque no fim é uma questão de gosto pessoal, mas também pelo fato de que este apego ao passado me cansa muito.

Esta coisa de super valorizar o que já foi (e querer que os grupos de hoje lancem coisa boa “como as de antigamente”) tira tanto os lançamentos atuais quanto os mais antigos de contexto em prol de uma “percepção de bom gosto” que tenta uniformizar o que é considerado “bom” e o que é considerado “ruim”. E, sem seus respectivos contextos, não tem como analisar, sabe? Se um grupo lançasse algo como Lucifer, do ShiNee, por exemplo, nos dias hoje, não ia soar épico como foi em 2010. Ia ser datado e muito menos marcante do que foi justamente porque o cenário e os modismos de hoje são totalmente diferentes do que era em 2010.

O impressionante deste lançamento é justamente por conseguir trazer algo bem típico da segunda geração e, mesmo assim, conseguir soar moderno e atual. Ao invés de apelar pra nostalgia (ou falta de orçamento) e lançar algo datado, UP10TION ATUALIZOU a demo, trazendo algo gotosíssimo, que consegue apelar tanto para os fãs das boybands atuais quanto das boybands da segunda geração. Por mais que eu não seja fã de breaks de trap e tudo mais, a forma como eles funcionam na faixa a deixa com uma cara tão moderna que a diferencia do resto do bolo e dá ao UP10TION um sabor diferente de todas as boybands neste ano até agora.

No clipe, por sua vez, temos um equilíbrio bem típico de grupos que debutaram na mesma época que eles (AOA sempre acertava em fazer isto): integrantes viados estão viados e integrantes machão estão machão, com todo mundo no mesmo contexto, trazendo uma diferenciação entre os membros E uma boa vitrine pra vender o grupo como um conjunto de pessoas diferentes que funciona junto de forma coesa (que é, teoricamente, o objetivo de qualquer grupo, né?).

Eu dei uma escutada rápida do álbum e ele funciona como o álbum do NU’EST deste ano. Não é a bosta mais quente da Coreia de 2021, mas faz o básico muito bem, entregando algumas faixas divertidas e gostosas de ouvir e uma/duas baladinhas meio sem graça em meio a solos/units.

UP10TION - CONNECTION Lyrics and Tracklist | Genius

UP10TION não revoluciona o k-pop e nem é o melhor de boybands em 2021. Mas Contudo Todavia Porém, é um lançamento despretencioso que conseguiu facilmente se destacar de todos os outros lançamentos despretenciosos. Não tem aqui, aquela impressão de “nossa, é bom, mas acho que eu ouvi algo assim esses dias” como tiveram os lançamentos mais sexy do AB6IX, TO1, NU’EST, Hoshi e por aí vai… UP10TION conseguiu misturar o passado e o presente do k-pop como poucos aqui, conseguindo entregar mais um número masculino divertido em 2021.

UP10TION ganha super poderes no clipe de "Spin Off"; veja

O Aquário Hipster também tem Twitter!! Segue lá se quiser acompanhar comentários aleatórios de k-pop e BLs, junto de tweets ocasionais de artes: @aquariohipster

9 comentários em “SPIN OFF, UP10TION: “Você esqueceu que a gente existe, mas quem tá perdendo é você!”

  1. Menino o back q ta sento esses grupos masculinos lançando musicas boas kkkkkkkkk to adorando quanto mais melhor, tem q aproveitar pq o NCT Dream vai fazer repackage daquele single horrivel da pimenta! E dai os boyzinhos tudo vão querer voltar a emular o NCT

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa verdade!! Ai a tristeza T.T

      Eu não sei porque DO NADA, todos os carinhas do segundo escalão pra baixo tão despirocando, mas né, espero q traga algum retorno, porque se não é só a bruxa do Pica-pau e lá vamos nós de novo as demos NCTizadas

      (P.s.: Mano, eu tava com tanta esperança quando tava saindo as fotos desse álbum do Dream… Parecia o sucessor espiritual do The Red… Imagina o tombo q eu tive escutando o negócio kk)

      Curtir

  2. adorei teu posicionamento sobre esse tema, de que tentam decidir o que é e o que foi bom no k-pop. coisas como o que o up10tion fez de atualizar o antigo são muito criativas e são o que eu sinto que tá faltando ultimamente. ponto pra eles!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigado 💖 Acho que tá faltando muito mesmo, ou vai pra uma vibe mais “o som do futuro” ou “super retrô nostálgico”… Mas acho que as Brave Girls inspiraram algo nessa toada também com o último comeback… Vamos torcer pra este exercício de modernização ficar mais comum no k-pop 🙏

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário