ELEVEN, IVE: Mais um debut que poderia ser canetado pela Soyeon

Aos poucos, uma nova modinha vem surgindo no cenário feminino do k-pop: o girl crush com inspirações em ritmos do oriente médio e moombahton. Este ano já teve o Purple Kiss, uma música do Girls Planet e, agora, IVE, o novo grupo da Starship que tem duas ex-IZONE no line-up:

Eu sou fã das produções da Soyeon pro (g)i-dle, mesmo acreditando que a própria já tava começando a bater na mesma tecla quando chegou HWAA. Ponzona, do Purple Kiss, teve o problema de soar forçada demais pra um debut (o próprio (g)i-dle debutou com algo menos sóbrio), mas não deixou de ser mais competente que vários outros debuts femininos da quarta geração (é uma questão de não ter ficado muito na minha memória também).

Eleven, por sua vez, consegue acertar mais indo mais profundamente na “apropriação cultural” e pegando ainda mais elementos do pop do oriente médio (eu não manjo NADA, se você estiver lendo isto e souber algo da música dessa região, comenta aí que vou adorar saber mais). A transição de versos para refrão contendo uma reversão do BPM foi uma ótima sacada pra deixar a música com menos elementos fora do tema principal e surpreende numa primeira ouvida. O refrão é servido de uma forma bem mais leve (tanto na batida quanto nos vocais), que combina com a idade das integrantes e a forma como elas estão sendo apresentadas pela Starship.

O único problema é que… Quando os versos voltam, a música só começa a soar sem graça.

A sacada do BPM + explosão no refrão foi tão bacana que o resto da música só soou básico DEMAIS pra sustentar. Eu não consigo lembrar que como os versos soam quando a música acaba e eles não são interessantes o suficiente pra me fazer escutar a música de novo. Parece muito que eles ficaram tão preocupados em deixar o refrão impactante e diferente do (g)i-dle e do Purple Kiss que deixaram o resto da música de qualquer jeito, só pra fazer a liga.

O clipe, apesar de bonito, falha em apresentar qualquer coisa memorável. Se na música, pelo menos, eu consigo lembrar de algo no final, no clipe, eu só vejo as referências que eles tiveram falando mais do que o resultado final. Eu vejo as luvas e coreografia de Snake, do Girls Planet, vejo os figurinos de Hann, do (g)-idle… E aquele vaso que do nada cai em cima da integrante de boina é uma coisa tão aleatória e sem sentido que só fanbase muito esforçada vai conseguir explicar…

IVE - ELEVEN (Single Album) Tracklist & Lyrics

Eleven, apesar de não funcionar comigo, não é algo que faz TÃO FEIO ASSIM. A Starship tá sendo esperta em dar esta sonoridade para o seu grupo antes que ela se torne saturada (que nem a RBW com o Purple Kiss) e é só uma questão de tempo até que refinem o clipe e o single para soarem mais memoráveis (como aconteceu – bem rápido – com o Purple Kiss no giro de 360° que foi Zombie).

O Aquário Hipster também tem twitter! Segue lá: @AquarioTutu

4 comentários em “ELEVEN, IVE: Mais um debut que poderia ser canetado pela Soyeon

  1. É difícil lançar um debut marcante, pouquíssimxs conseguem. No caso do IVE, achei a música razoável, mas sendo sincerx, esperava coisa melhor, já que os teasers estavam promissores. E achei meio estranha essa desacelerada, por mim essa semi-farofa podia seguir o mesmo ritmo do início ao fim. Mas foi interessante ver a Starship arriscar numa batida étnica, acho que não tentaram isso com Sistar nem com Cosmic Girls (com Monsta X várias vezes). Por fim, acho que é uma música vai demorar a crescer comigo, mas ela vai.
    P.S.: Meus debuts favoritos de girlgroup são:

    (quem diz que 9MUSES teve o pior debut da história do capope tá condenadx a ser Blink pelo resto da vida)

    Curtir

  2. Esse rapazinho que caneta as lindas ninfas coreanas tá de brincadeira vai ver show da Anita do Pablo bitar Ludimila nego que acho que a falta de qualidade é sua praia kkk dizer que Black mamba é O pior debut do ano e que Ive não é perfeito a vá catar coquinho cidadão

    Curtir

  3. Mas tu jurou né? IVE conseguiu o First Win com 7 dias de debut e tu vem me falar uma coisa dessas… Eu nem vou comentar esse comentário do debut do SNSD (horrível por sinal, elas tem melhores vai). A música tem uma sonoridade perfeita e cativante, o clipe tem sentido? Não, não tem, nem os DIVES vão conseguir explicar pq q o vaso quebra na hora que cai na Rei (a de boina que você nem se deu ao trabalho de pesquisar quem era, a única japonesa do grupo), mas que clipe de kpop faz sentido? É um MV, não um documentário sobre a sociedade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s