Pirate, EVERGLOW: O apelo nostálgico de nugas que só tinham um tubinho, 5 reais e um sonho

Eu não entendo como o EVERGLOW gera tanto buzz da internet. Tirando LA DI DA e o single da UNICEF, a maioria das coisas do grupo são da onda girl crush barulhenta que já saturou e todo mundo diz que cansou (mas secretamente escuta aespa que eu sei 👀). De toda forma, com a música chamada PIRATE, eu jurava que ia vir uma barulheira tão esquecível e derivativa quanto a do ATEEZ…

Pirate não é o que eu esperava e, provavelmente, vai dividir opiniões internet a fora. A música tem uma progressão bem cheia de elementos, como costuma sempre acontecer com os singles delas, mas, depois da high note no pré-refrão, ao invés de ter um break aleatório que emula a agressividade genérica de qualquer lançamento da modinha (feminino ou masculino), o negócio desemboca num EDM safadíssimo, com o passinho sendo uma meia rebolada e um carão…

Isto é tão NOSTÁLGICO!

Em 2015/2016, eu não sei o que aconteceu com o k-pop, mas, quando tudo quanto é ato mainstream estava se vendendo ao house, surgiu um monte de nugas de conceito sexy em vestinho de tubinho cantando músicas como Pirate em porões e estacionamentos baratos. Sério, foi uma ONDA muito grande que surgiu meio sem uma referência específica de hit para emular (não é como se Sugar-Free do T-ARA fosse tão influente assim na época).

Ao ouvir Pirate, eu lembro imediatamente desta época, quando eu ainda estava pensando em começar um blog de k-pop, e só esta sensação já me faz ter um pouco mais de carinho pela música. E, como não tem ninguém no cenário que apostou nisso nos últimos seis meses, o Everglow se destaca da manada com facilidade.

É isto que eu sempre falo quando me vem atos famosos seguindo estritamente uma modinha. Se o Everglow tivesse lançado outra First, ninguém teria dado um foda direito e o debut do IVE tomaria conta de todas as bocas com facilidade (até por ser no mesmo dia). MAS, ao inovar um pouco (mesmo seguindo uma estrutura comum aos singles do grupo), o Everglow soa como um ato interessante de se ouvir mais de uma vez.

Especificamente sobre Pirate, eu gostei muito do girls all over the world no refrão. Eu acho as letras do Everglow bem vazias de conteudo (“que se explodam os haters ladidadadidada”) para o “empoderamento” que o grupo propõe, mas tem uma carga tão pista de dança em 2013. Eu quase consigo OUVIR a voz processada da Britney nessa parte, sério.

Estou com muito álbum pra ouvir com as listas de final de ano, então vou pular esse, mas aceito sugestões de boas album tracks do Return of The Girl, se tiverem :3

Return of The Girl - Single by EVERGLOW | Spotify

Everglow surpreende ao trazer um tipo diferente de batidão, conseguindo acertar novamente na minha playlist com um single em DOIS ANOS SEGUIDOS (chocado!). Eu duvido que elas vão manter um estilo que fuja do break pesadão no refrão por muito tempo, então vamos aproveitar Pirate enquanto ela está fresca, assim como fizemos ano passado com La Di Da (e Untouchable, maravilhosa, album track da vida!).

O Aquário Hipster também tem twitter! Segue lá: @AquarioTutu

3 comentários em “Pirate, EVERGLOW: O apelo nostálgico de nugas que só tinham um tubinho, 5 reais e um sonho

  1. É tão bom gostar de uma música no primeiro play! Eu simplesmente amei a música e a volta do passinho debochado. Acertaram demais na coreografia. Essa música, pra mim, é literalmente “saudade do que a gente não viveu ainda” kkkk

    Uma coisa que ainda me indomoda é essa distribuição de linhas totalmente desbalanceada. A onda e a E:U ficaram bem apagadas nesse comeback.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Concordo com o que o Lunei disse: achei a música bem com cara de 2011. Quando ouvi, me pareceu uma mistura de Don’t You Worry Child com Where Have You Been com algo a mais pra diferenciar, e como eu gosto de ambas, foi um ponto mais que certeiro pras meninas! 🤞🏻

    P.S.: Tomara que continuem nas farofas de fácil digestão e se tornem um ótimo contraste aos traps horrendos do BostaPink. Se querem pintá-las como bad girls, podem muito bem fazer isso por cima de instrumentais audíveis

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s