Christimas EveL, Stray Kids: O rap de machão virou o Grinch do Natal?

Eu gosto muito do Stray Kids, mas não consigo escutar tudo quanto é álbum/single que eles lançam. Seguindo um gerenciamento similar ao Twice, a boyband lança praticamente um single a cada DOIS MESES, lotando o mercado de demos que, num filtro melhor não seriam trabalhadas nem como b-side. De toda forma, o grupo é muito carismático e consegue convencer seus raps forçados de machinhos muito por não se levarem a sério… E este lançamento de natal é a prova disso:

Qualquer básica hoje em dia pode pegar uma demo qualquer e falar do natal enquanto harmoniza a la Mariah Carey em All I Want For Christimas Is You. PORÉM, um bando de homem conhecido pelas faixas mais agressivas e industriais apostar nisso é, no mínimo, inusitado. E é neste fator que o Stray Kids consegue voltar a soar good, hot, fresh and fly como nos singles bons deles.

No clipe, “continuando” a narrativa mal explorada do monstro do som em Thundereous, o Papai Noel ficou incapacitado e contratou os rappers da JYP pra seu trabalho de bom velhinho. Assim, vemos os nove se embolando todos pra preparar os presentes e entregá-los a tempo para uma jovem menininha… que fica decepcionada ao perceber que eles NÃO SÃO O PAPAI NOEL (também ficaria decepcionado). Aí eles são feito de gato e sapato por ela até a mesma se dar por satisfeita só pra serem chamados pra mais uma entrega de presente na noite de natal.

É um clipe criativo, leve e bem dirigido (a cena do caminhão sendo feita numa maquete, por exemplo, deixou todo um charme próprio pra coisa) que serve como um acompanhamento visual interessante pra faixa recheada dos maneirismos já conhecidos pelo grupo… Só que com Natal.

Acompanhando a progressão de Christimas EveL foi um prazer ver que o break no refrão foi bem mais suave do que os últimos lançamentos, apostando em algo mais minimalista do que algo mais barulhento (começarem com jingle jingle jingle all the way numa voz super sóbria foi engraçado demais, mano kk Não acreditei quando ouvi kk). É incomum para o Stray Kids ter versos mais potentes que o refrão, e este fator fez a música soar muito mais original que todos os outros singles que eles desovaram este ano (o break com feliz navidad foi outra pérola irônica que me fez abrir um sorriso no rosto aqui).

Seguindo a lógica de superexposição que a JYP deu pra eles, o EP tem um segundo single, o que, por incrível que pareça, foi uma boa pedida deixar o lançamento ainda mais redondinho:

Existe uma vocal line e rappers realmente competentes no line-up do Stray Kids e, pra podermos ver isto claramente, é preciso tirar um pouco do excesso sonoro que permeia os singles de trabalho deles. Eu sei que eles tem album tracks competentes que mostram isso (eu salvei metade das faixas do NOEASY indo nessa vibe), mas acho que eles precisam mostrar um pouco mais disso NOS SINGLES, ainda mais com eles lançando tantos…

Winter Falls é quase que um “lado velvet” de Christimas EveL, num numa mistura de country EDM e pop acústico cheio de ressentimento e dor, comparando a queda da neve natalina com a queda emocional que sofremos quando rompemos um relacionamento. Os rappers estão muito bem posicionados nos versos (eu AMO raps em números mais lentos assim) e o crescendo até os sintetizadores explodirem no refrão é carregado de angústia em interpretação. Um momento que eu particularmente curti foi o pós-refrão please fall before I fall, que me lembrou muito, tanto pela sonoridade quanto pelo posicionamento na faixa, o timbre dos cantores de emo pop dos anos 2000. É, como a faixa da Chung Ha desta semana: uma sofrência muito bem produzida e interpretada.

Além dos dois singles, o EP acompanha mais duas faixas: uma baladinha acústica natalina, 24 to 25, e a versão em inglês da não muito memorável Domino. A baladinha até que é competente que dá substancia ao lançamento pra eu chamá-lo de single album sem problemas… Já Domino… Sei não, hein, poderia ter ficado sem essa…

√ Stray Kids - Christmas EveL [2021.11.29+MP3+RAR] - KAZVAMPIRES

Eu gosto de atos que se arriscam e tentam coisas diferentes e, quando eu menos esperava, Stray Kids fez isto. Fico feliz de ter ficado empolgado com um lançamento do grupo neste ano, estava com muito hype do segundo full deles (que saiu bem imemorável pra mim) e senti falta de eles não se levarem muito a sério num single principal. Quem diria que isto viria NUM LANÇAMENTO DE NATAL? Não tô acreditando até agora…

O Aquário Hipster também tem twitter! Segue lá: @AquarioTutu

4 comentários em “Christimas EveL, Stray Kids: O rap de machão virou o Grinch do Natal?

  1. Um dos poucos da blogosfera que simpatiza com os faves!! Eu gostei tanto desse especial de Natal, porém não sou referência já que gosto de absolutamente tudo o que eles soltam. Mas concordo na parte que eles deveriam mostrar mais essa diferença de sonoridade nos singles, como Levanter por exemplo. A faixa, principalmente a versão em inglês, é um dos melhores comebacks com esse lado menos barulhento e eletrônico deles. Que eu também adoro.

    Porém a minha música preferida de toda a discografia segue sendo essa, e gostaria de mais faixas assim:

    Curtido por 1 pessoa

    1. Chronosaurs?? Surpreso!!! Eu gosto bastante do 2019 deles (foi aí q virei fã kk Mas n sei se me consideraria um Stay)… Levanter é MTO bom! Gosto também de Astronaut, que pega um pouco neste estilo… Mas, do meu lado, a minha favorita é Miroh… Acho tudo nessa música tão ÉPICO kkkkk

      Curtir

      1. Nossa, sim, o 2019 deles foi muito bom! Eu caí nas graças deles com Side Effects, mas Miroh é o hino kkk
        Astronaut eu já não gosto tanto assim, porém nada se compara com Chronosaurus!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s