After Like, IVE: Um clássico instantâneo

Eu venho pensando em como tocar com o blog daqui em diante, tendo em vista os vários projetos que estou fazendo ao mesmo tempo + faculdade. Este tempo meio desorganizado junto com tudo de kpop que eu perdi no meio do ano por causa da cirurgia que passei me deixaram meio desanimados com o blog, mas o post do Lunei sobre I Will Survive (que tá como sample de After Like) me motivou a escrever sobre e estamos aqui ^^

Eu concordo muito com o ganho de força a partir de músicas dançantes. Faz sentido pra mim uma música de superação como I Will Survive ter ficado pra história como um hino disco E hino empoderador LGBTQ+. Existe uma catarse única em soltar a raiva/tristeza/frustação acumulada com o BPM lá em cima e, talvez seja por isso que muitos de nós ficamos tão apaixonados pelo cenário capopeiro.

Depois de tirar o pagamento premium do wordpress (com o endereço voltando a ser aquariohipster.wordpress.com), o número de visualizações do blog caiu MUITO (junho teve 20 mil visualizações, julho teve quase 6 mil e agosto MAL VAI CHEGAR A MIL) e nem se digitar o nome do blog no Google ele aparece mais. Tudo bem que eu já desisti de ganhar uma renda a partir a do Aquário, mas ver todo o meu trabalho indo pro vácuo da internet por não pagar mais é muito triste (sem contar que levanta as perspectivas de eu só alcançado mais gente porque paguei e não pelo conteúdo em si).

Ver os novos lançamentos de kpop acabaram virando um lembrete dessa furada nesse meio tempo e qualquer motivação pra escrever foi pras cucuias. Eu já até ouvi bastante coisa e cheguei a pensar em títulos pros posts, mas venho ficando totalmente travado antes mesmo de escrever.

After Like, porém, além de ser uma ótima faixa (por motivos que eu já vou falar) acessou uma memória minha laaa de trás, quando estava começando a descobrir música por minha conta e sonhava em ter meu blog de música (acredite ou não, tenho post de 2011 perdido no blogspot falando da Britney Spears e da Rihanna kk). Por quê? Bem, um dos maiores hinos pop da minha pré-adolescência era o mashup de Hush Hush, Hush Hush e I Will Survive, das Pussycat Dolls:

Eu estou percebendo, depois do Anime Friends, da cirurgia, do primeiro semestre presencial na faculdade, que todo tipo de produção de conteúdo que eu faço tem um certo bloqueio, por receio de expressar o que eu quero (ao ponto de eu nem saber direito o que eu quero desenhar, por exemplo) e muito disso vem da repressão de ser LGBTQ+ reprimido por deus e o mundo por sabe-se lá quantos anos. Venho quebrando isso (é só ver como meus posts vão ficando mais sinceros e pessoais com o passar do tempo), mas tem momentos que ainda é difícil se expressar, vem medo do julgamento dos outros, de não dar certo, etc etc etc… E After Like vem como um raio arco-íris na minha cara pra me lembrar o que é um bom kpop e como esse gênero tem um poder catártico impressionante.

O que eu achei interessante de After Like foi como tudo na faixa é sutil e impactante ao mesmo tempo (da mesma forma que Love Dive). O sample é utilizado como parte do pós-refrão, quase que como um detalhe, que eleva a faixa a mais do que um nu-disco, dando um ar de solenidade ao lançamento. É como se já soubéssemos que estamos diante de um clássico, mesmo a música tendo sido lançada hoje.

A apresentação com as cores do arco-íris (eles fizeram pros gays, não tem nem como esconder) foi muito sofisticada, se utilizando do color coded entre as membros de forma bem inteligente (a referência a Marilyn Monroe foi um charme a mais). A ponte, apesar de não ser tão impactante sonoramente (tirando o rap em cima do sample, a faixa se mantém bem linear), tem um visual tão forte com a silhuetas em cima do arco-íris que fica na sua memória facilmente. É o melhor clipe do IVE até agora, sem sombra de dúvidas.

Claro que terem a audácia de fazer rap em cima do sample de I Will Survive foi algo bem corajoso (a chance de ficar horrível não era pouca kk), compensando a falta de uma ponte mais tchans pra faixa explodir ainda mais no final. Afinal, estamos lidando com uma proposta que por si só já é tão doida (umas rookies de menos de 20 anos cantando em cima de uma música que tem mais que o dobro da idade delas), que manter as coisas mais diretas foi melhor.

Como se não bastasse, a b-side (My Satisfaction) vai pra linha oposta, com dance-pop bem mais agressivo e soturno, que difere de After Like em todas as instâncias e, por isto, deixa o lançamento mais completo e legal de ouvir. A faixa poderia ser um single de trabalho bem moderno sem muitos problemas. Eu nunca vi darem muita atenção a essas b-sides de single atualmente, foi uma surpresa.

Eu falei mais de como me senti com After Like do que a música em si, mas acho que o grande feito do IVE aqui foi isto. Elas conseguiram trazer algo bem mais forte e memorável que o “bom lançamento da semana” e, agora assim, eu consigo compreender o porquê tanta gente vem aclamando elas desde o debut. Se a Starship continuar assim, a chance dessas gatinhas serem cada vez maiores é enorme.

Sobre o blog, eu vou continuar escrevendo e achar o meu ritmo pra isso. Estou tentando não olhar muito pros números agora depois desse rolê do wordpress e usar isso pra escrever mais de boas, naquela vibe diva indie que não liga pra charts kkkk Mas não se preocupe, vou fazer o possível pra não deixar os posts super espaçados como foi nesses últimos meses…

9 comentários em “After Like, IVE: Um clássico instantâneo

  1. Eu gostei de como a sample foi usada, já que mexer com algo tão icônico é muito arriscado por motivos de expectativas. O IVE e todos os envolvidos tão fazendo um trabalho tão competente que chega a me trazer até um pouco de motivação.
    A B-side tá ótima, escutei tanto quanto o single e por enquanto, num geral, tá sendo o trabalho delas q eu mais gosto.

    O kpop tem muita coisa sendo jogada na nossa cara toda hora, parece até que tem uma força te pressionando quando não estamos em dia, sei lá kkkkk
    Vai com calma e no seu tempo, saúde mental em primeiro lugar

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ai eu amo quando vc faz esses seus post mais ~profundos~ mesclando sua opinião com algo que vc tá passando/sentindo, acho que foi uma das razões por eu ter começado a te acompanhar e agora vivo abrindo o blog pra ver se tem post novo kkkkkkkk o ive é um dos poucos grupos dessa nova leva q eu acho interessante acompanhar e eu to muito feliz q elas acertaram mais uma vez comigo depois do hino de lavar minha louça q foi love dive

    Curtido por 2 pessoas

    1. Ai fico muito feliz q vc curta este tipo de post 💖 (as vezes dá um medinho de ficar mais pessoal junto da análise kk)

      Eu fiquei mto feliz também xD Não esperava nem um pouco que elas teriam outro acerto além de Love Dive e tá aí esse pra provar que eu (felizmente) tava errado kk

      Curtir

  3. Olha, confesso que deixei de dar uma olhadinha no blog porque teve um último post seu que iria diminuir o ritmo de posts e sempre quando vinha não tinha nada de novo, então parei mesmo, nem sabia do lance do endereço. Mas, sempre dava um bizu aqui ou lia e tal, porque gosto da forma que escreve. Se virar indie irei bater presença lendo aqui hahahahaha.

    Sobre a música do Ive, sério, essas meninas calaram minha boca! Love Dive foi uma das melhores pra mim lá no começo e vieram em dose dupla com After Like. De longe um lançamento que pegou todo mundo de surpresa. A música é muito boa, o mv e lindissimo, as meninas estão lindas, tá tudo lindo. E o que me deixa até alegre é que a Coreia deitou pra elas e tá colocando música boa no topo e sendo viral.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Mto obrigadooo 💖💖 Fico feliz q goste e continue acompanhando apesar de tudo

      “Sobre a música do Ive, sério, essas meninas calaram minha boca!” – EXATOO! Jurava q elas iam ser subestimadas desde Eleven, mas por sorte a qualidade melhorou E A COREIA CONTINUOU HITANDO OS SINGLES!!! É até dificil de acreditar kk

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s